Conheça Câmara

O Poder Legislativo dos Municípios é exercido pelas Câmaras Municipais. A Câmara Municipal de Vargem Grande do Rio Pardo, atualmente é composta por 09 (nove) vereadores eleitos na forma da lei eleitoral, para um mandato de 04 (quatro) anos. O seu funcionamento é regulado pela Lei Orgânica do Município e pelo que dispõe o Regimento Interno da Câmara. Em sua área de atuação, a Câmara Municipal vota, delibera e decide, sobre leis, resoluções, indicações e demais proposições que lhe são apresentadas, tendo como principal incumbência deliberar sobre os projetos de lei que lhes são apresentados pelo Prefeito Municipal, pelos senhores Vereadores e até mesmo pela população.

 

A Câmara Municipal exerce ainda as funções fiscalizadoras e de controle da Administração Municipal, velando para que os atos do Poder Executivo, tanto do Prefeito e seus assessores, como dos demais órgãos da administração direta e indireta, sejam realizados de acordo com a legislação vigente e atendendo ao bem estar social sem descriminação.

 

A Câmara Municipal de Vargem Grande do Rio Pardo - MG, realiza suas reuniões ordinárias, que são públicas, abertas a todos que desejarem assistir, no dia 20 (vinte)  de cada mês às 18h00min (dezoito horas) ou no próximo dia útil, caso o respectivo dia seja recesso ou feriado e exceto em período de recesso. Além das reuniões ordinárias o Poder Legislativo Municipal também realiza sessões extraordinárias, estas, com a finalidade de tratar de assuntos urgência ou alta relevância, geralmente convocadas pelo Prefeito Municipal ou mesmo pela Mesa Diretora da casa.